domingo, 30 de setembro de 2007

Dia das crianças/sugestões



OLÁ !!!

A net esta fervilhando de novidades

SER CRIANÇA
Ser criança é ser livre
É falar sem pensar
É dizer e sentir
É esperar e descobrir
É brincar sem ter medo
É correr e às vezes cair
É experimentar e perguntar
É rir, mas também chorar
É esperar sempre o melhor
É conhecer o desconhecido
É procurar o amor e ser aceite
É nunca desistir de ser feliz
É sempre acreditar no sonho encantado
É ver as cores do arco-íris
É nunca deixar de ser criança
É simplesmente ser livre
Marta P. Silva

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Dia da beleza


oieeeeeeee

Hoje a Creche realizou o Dia da Beleza, uma das atividades para comemorar o Dia do Idoso, a comunidade aproveitou essa homenagem e também compareceu para cortar cabeloe fazer as unhas.
Um abraço carinhoso à todos os idosos, que eles sejam lembrados e respeitados sempre!!!

Mexer para conhecer

Curiosidade!

Olha o que encontrei na net

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa!

A importância do mexer,para conhecer!
Colocar tudo ao alcance das crianças, é fundamental para lhes proporcionar autonomia, disciplina e, acima de tudo, liberdade. Sempre que comemoramos uma data, coloco imagens ecartazes nas paredes, para que os xururucas tenham a percepção da mudança temporal e para que se familiarizem com o que se passa à sua volta.

Têm sido um exercicio de paciência, pois tenho que me controlar para não reclamar quando eles mexem nos cartazes.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Dia das Crianças (origem)


Como surgiu o Dia da Criança
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

sábado, 22 de setembro de 2007

Passeios



OLÁ MENINAS


Estou um pouco ausente do blog por 2 motivos: tenho varios trabalhos (inclusive o tcc) da faculdade para entregar, e tambem por causa do passeio que fizemos na ultima 5º feira, eu e algumas professoras das creches da cidade fomos para Santos conhecer o Aquário e o Museu do Café, foi muito interessante, divertido e cansativo. Ainda não tive tempo de passar as fotos para o computador para poder mostrar para vocês.
Ontem por causa do tempo tive poucos xururucas na creche e adiei para 2ª o plantio de sementes de girassol.
UM ABRAÇO ESPECIAL PRA MINHA AMIGA GI QUE ESTA FAZENDO MUITA FALTA!!!




terça-feira, 18 de setembro de 2007

Painel de Primavera

OIEEE!!!!!

Hoje os xururucas, a tia Juliana e eu montamos o Painel da Primavera, foi muito engraçado na saída as crianças procuravam as suas mãos para mostrar para os pais.
Ficou lindo e fizemos tudo com sucata!
Na semana que vem vamos comemorar o "DIA DO IDOSO", amanhã iremos planejar como vai ser esta comemoração na creche.
Eu pensei em uma Gincana com provas como:
- o jornal mais antigo;
- a carteira de identidade com o número menor;
- o idoso parecido com alguém famoso, etc...
Estou separando uma lembrancinha para a data, se tiverem sugestões por favor podem me mandar, meu email é sdsantos1976@bol.com.br
Obrigada pelas mensagens de apoio ao blogs.
BEIJOS!!!

sábado, 15 de setembro de 2007

Dona Aranha



OIÊÊ!!

Meninas vou apresentar para vocês uma amiguinha dos xururucas, as vezes quando ela esta muito cansada ela vem nos visitar e presentear as crianças com "balinhas de açúcar".

Antes da sua visita eu aviso as crianças que muito contentes cantam para que ela encontre nossa salinha.

A musica vocês ja conhecem:

A dona Aranha subiu pela parede

veio a chuva forte e a derrubou.

Já passou a chuva, o sol já vai saindo

e a dona Aranha continua a subir.

Ela é teimosa e desobediente,

sobe, sobe, sobe nunca esta contente.

Já sabem quem é a nossa amiga?
Esta é a dona Aranha, a amiguinha favorita dos xururucas.
beijos doces!!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Alimentando os Pássaros

Vejam que presente lindo a Greice deixou no Cantinho Alternativo pra gente, na creche tem algumas árvores vou fazer essa idéia também com os xururucas.
Para fazer esse porta-sementes você vai precisar de :
2 pratos de festa;
1 pedaço de barbante;
tinta plástica;
sementes.
APROVEITEM!!!!

Primavera

Começamos a enfeitar a sala para a chegada da primavera, os xururucas estão encantados com tantas cores e animais passeando pela sala.

Na porta voam abelhas procurando flores para pousar, na frente da nossa salinha sera feito um grande jardim, estou aproveitando para trabalhar com sucata, todos os enfeites e lembrancinhas serão feitos com embalagens vazias. Beijos para Betty, do blog canto-do-conto que sempre deixa recadinhos motivadores e para todas as amigas que tenho conquistado neste espaço.



Pintura a dedo

oizinho



Você vai precisar de:


Duas colheres de sopa de Maisena
Três a cinco corantes diferentes (pode ser guache ou anilina comestível)
Duas xícaras de água
Uma panela
Forminhas de empadas ou vasilhas pequenas (na mesma quantidade dos corantes)
Papel grosso (para pintar o seu quadro)


Como faz?


Misture a Maisena e a água em uma panela. Coloque a mistura no fogo, deixando ferver até engrossar. Não pode parar de mexer nem um minuto, para não empelotaR. Quando começar a ficar mais grosso, como um mingau mole, é hora de tirar do fogão. Despeje o creme nas forminhas e coloque um corante em cada uma, misturando bem até fazer a cor que você quiser. Assim, você terá várias forminhas, cada uma com uma cor de tinta de dedo! Pinte imediatamente a sua obra de arte. Esse tipo de tinta se autodestrói em poucas horas!


Vou usar esta tinta com os xururucas na terça- feira




segunda-feira, 10 de setembro de 2007

sejam bem vindos

Esse é meu 2º blog, neste blog vou postar atividades e projetos dos xururucas de 02 à 03 anos (maternal I A-tarde), estou realzando um projeto pessoal da "Escola Dos Sonhos" sei que não posso mudar a visão de todos que trabalham comigo mas tento fazer o melhor pelos meus xururucas!

No link http://xururucas.blogspot.com/ vocês vão encontrar atividades e projetos para a turminha maior de 03 à 04 anos (maternal II C-manhã)